sábado, 6 de outubro de 2007

Campo Lexical e Campo Semântico

Damos o nome de léxico ao conjunto de palavras de uma língua. Nenhum falante tem o domínio completo do léxico da língua que fala, porque, além de muito amplo, ele é um conjunto aberto, ou seja, a cada dia surgem palavras novas que a ele se incorporam e palavras que dele desaparecem.
Dentro desse conjunto podem-se observar campos lexicais, que são subconjuntos formados por palavras pertencentes a uma mesma área do conhecimento ou de interesse. Observe alguns exemplos de campos lexicais:
campo lexical do Direito: mandado, arrolamento, custas, emolumentos, agravo, alçada, ementa, anotocismo, etc.
campo lexical do futebol: gol, pênalti, escanteio, zagueiro, etc.
campo lexical da Economia: deflação, déficit, superávit, juros, cambial, etc.
O léxico de uma língua é virtual. Nele vamos buscar as palavras que pretendemos usar em nossos textos. Quando uma palavra do léxico se materializa em um determinado texto, temos o vocabulário.
Dessa forma, podemos dizer vocabulário de Machado de Assis ou vocabulário de Fernando Pessoa para nos referirmos às palavras do léxico que foram utilizadas por esses escritores.
Damos o nome de campo semântico ao conjunto dos empregos de uma palavra num determinado contexto. Dessa forma, o campo semântico de uma determinada palavra é dado pelas diversas nuances de significado que ela assume.
Num mesmo texto, a palavra justiça pode ser utilizada com significações diversas, como "aquilo que é conforme ao Direito", "a faculdade de julgar segundo a consciência", "o Poder Judiciário", etc. As diversas acepções que essa palavra toma serão dadas pelas relações dela com outras palavras do mesmo texto.

Nenhum comentário: