sexta-feira, 13 de julho de 2007

30 motivos para implantação do Campus

A coordenação do movimento em prol da implantação do Campus da Ufersa em Apodi destacou trinta motivos para que essa unidade de ensino superior venha realmente instalar-se em Apodi. Para a coordenação do Fórum de entidades que conta com o importante apoio da Câmara de Vereadores, prefeitura e classe política local, a região de Apodi merece ser escolhida principalmente pelo seu passado histórico, já que é berço do Médio Oeste, tendo sido fundada 1680.

O município de Apodi é um dos únicos do Brasil que possui quatro regiões geograficamente diferentes em termos de solo (chapada, várzea, areia e pedra). Tem um potencial hídrico com o segundo maior reservatório do Estado, além da Lagoa e um lençol freático de qualidade mineral. Além disso, ainda se destaca como grande produtor de mel, peixe, caju, feijão, leite de cabra, leite bovino, arroz irrigado, fruticultura irrigada, produz petróleo, gás natural e uma respeitada bacia calcária.

No turismo dispõe do sítio arqueológico do Lajedo de Soledade, visitado por mais de cem mil turistas de todo mundo, além da Barragem de Santa Cruz, trilhas ecológicas e outras riquezas. Com a construção da rodovia “transchapadão”, ligando os municípios de Apodi/RN a Tabuleiro do Norte/Ce, permitirá a ligação entres os três principais vales dessa parte do Nordeste, Jaguaribe, Apodi e Assu, englobando uma das maiores riquezas naturais do Rio Grande do Norte.

Para essa luta, o Fórum já conseguiu o apoio do deputado federal do PT do Ceará, Eudes Xavier, que se colocou à disposição, tanto para a luta pela Ufersa quanto para a transchapadão. O movimento busca apoio da região do Médio Oeste para fortalecer o pleito, até agora já dispõe do apoio do prefeito de Upanema, Jorge Luis, Severiano Melo, Silvestre Monteiro, Itaú, Edson Melo, Tabuleiro do Norte/CE, Raimundo Dinarte, Limoeiro do Norte/Ce, João Dinaldo entre outros.

Ontem a comitiva se deslocou ao município de Caraúbas no intuito de abrir diálogo, porém devido à realização de uma atividade o encontrou ficou para outra ocasião. O fórum destacou trinta motivos técnicos que favorecem a Apodi a possibilidade de implantação do Campus da Ufersa. “Quando juntamos toda região do Médio Oeste e Vale do Jaguaribe, não tem argumento que convença essa região não possuir um Campus de uma Universidade Rural”, diz o presidente do Fórum de Entidades, professor Flaviano Monteiro.

(Fonte: Jornal de Fato)

Nenhum comentário: