terça-feira, 22 de maio de 2007

TESTE VOCACIONAL

De olho no futuro

Descobrindo a profissão

Os testes vocacionais ajudam, mas devem ser vistos apenas como forma de identificar áreas de interesse do aluno, eles não fazem milagres, não tem poder de apontar a profissão a ser seguida, mas são um bom norte acerca das aptidões e interesses. Conseguem pistas das impressões de uma pessoa sobre um campo profissional.

Há candidatos que ficam alucinados tentando resolver esse dilema, que fica procurando uma vocação, um aviso. Dizem, que a única vocação do ser humano é não ter vocação nenhuma. Isso quer dizer que a opção por uma carreira tem haver com a história particular de cada um, sua educação, seu ambiente social, sua experiência de vida.
Não adianta esperar que alguém ou algum tipo de auto-ajuda identifique sua forte inclinação para uma carreira determinada. Os orientadores vocacionais dizem que os estudantes esperam que alguém lhes diga qual carreira seguir.
O questionário a seguir é um teste vocacional dos mais empregados. Você lerá uma série de atividades apresentadas aos pares, com letras "A" e "B". Algumas dessas atividades parecerão estranhas, mas não estão aí à toa. Lendo as alternativas, assinale "A" ou "B" , estando também livre para marcar as duas ou nenhuma.
Em cada um dos grupos, some o número de respostas "A" do quadro amarelo, com o número de respostas "B" do quadro bege e anote o resultado em algum rascunho. Ao terminar, pegue todos resultados dos grupos e confira o resultado na página gabarito do seu teste vocacional.



Soma de respostas "A" do amarelo + Soma de respostas "B" do bege = Soma total do grupo = "pontos do grupo"


AMARELO BEGE
Grupo I - você prefere :
- A – ler sobre eletricidade - B – ler sobre física nuclear
- A – Observar planetas no telescópio - B – Observar células no microscópio

- A – ler sobre a fabricação de tintas - B – ler sobre métodos de calcular
- A – obter bolsa para estudar química - B – obter bolsa p/ estudar educação

- A – Fazer o projeto de um viaduto - B – Traduzir um romance
- A – Fazer experiência em laboratório - B – Fazer modelagem e desenho

- A – ler sobre mecânica - B – ler sobre física quântica
- A – estudar ossos do corpo humano - B – conhecer mecanismo de máquina

- A – resolver problemas matemáticos - B – resolver problemas com objetos
- A – Visitar um orfanato - B – Visitar um museu de ciências

- A – ler obras de escritores famosos - B – conhecer trabalhos de físicos
- A – Visitar uma galeria de arte - B – Conhecer aparelho de laboratório




Grupo II - você prefere :

- A – Conhecer as leis da genética - B – Conhecer como funciona o motor
- A – Visitar um laboratório biológico - B – Visitar exposição farmacêutica

- A – Estudar respiração dos peixes - B – Estudar c/ máquina calculadora
- A – Analisar propriedades das frutas - B – Fazer estudo sobre desemprego

- A – Ler sobre reprodução das aves - B – Ler sobre literatura
- A – Fazer experiências com plantas - B – Fazer decoração e paisagismo

- A – Estudar a composição atmosfera - B – Estudar o DNA
- A – Ir a laboratório de análise clínica - B – Assistir palestra sobre imunologia

- A – Determinar o custo de 1 máquina - B – Pesquisar a cura da Aids
- A – Estudar sobre delinquência - B – Observar comportamento animal

- A – Obter uma bolsa de literatura - B – Obter uma bolsa de biologia
- A – ler a seção variedades de jornal - B – ler sobre importância vitamínicas



Grupo III - você prefere :

- A – Visitar um asilo de velhos - B – Visitar uma usina nuclear
- A – Estudar o problema do menor - B – Observar os insetos

- A – Fazer entrevista sobre educação - B – Organizar e tabular pesquisas
- A – Ajudar c/ problemas de criança - B – Ajudar famílias de migrantes

- A – Ser voluntário programas sociais - B – Participar de curso de redação
- A – ler sobre a produção de drogas - B – ler sobre arte clássica

- A – Obter bolsa de estatística - B – Obter bolsa de pedagogia
- A – Analisar composição alimentícia - B – Analisar causas de desemprego

- A – Calcular o custo de vida - B – Estudar as condições sociais
- A – Ajudar a combater a mendicância - B – Ajudar na educação de favelados

- A – Estudar informática - B – Estudar métodos de erradicação
- A – Desenhar modelos de roupa - B – Orientar crianças para o trânsito



Grupo IV - você prefere :

- A – ler obras de romancistas - B – ler trabalhos do Nobel de física
- A – Estudar a história da pintura - B – Estudar a história da ciência

- A – Pertencer a um grupo literário - B – Pertencer a um grupo financeiro
- A – Aprender um idioma estrangeiro - B – Aprender um sistema de animais

- A – Fazer curso de literatura B – Fazer curso de gramática
- A – Escrever uma peça teatral - B – Trabalhar numa peça teatral

- A – Projetar uma estrada - B – Recitar poemas
- A – ler sobre protozoários - B – ler sobre poesia

- A – Escrever uma tese de química - B – Escrever uma novela
- A – Participar na recuperação social - B – Participar de um curso de arte

- A – Estudar regras de oratória - B – Estudar interpretação de texto
- A – Criar modelos de cartões postais - B – Criar frases para esses cartões



Grupo V - você prefere :

- A – Visitar exposicão de escultura - B – Conhecer um novo tipo de fax
- A – Ler sobre cinema e teatro - B – Ler sobre avanços tecnológicos

- A – Colecionar imagens e pinturas - B – Colecionar gráficos da inflação
- A – Criar designs de objetos - B – Criar campanhas de trânsito

- A – Bolar nova cenografia p/ dança - B – Bolar nova iluminação do palco
- A – Inventar estampa para tecido - B – Criar histórias em quadrinhos

- A – Fazer experiência de química - B – Fazer desenho e gravura
- A – Testar resistência dos materiais - B – Fazer decoração de ambientes

- A – Trabalhar com computador - B – Desenhar móveis de uma casa
- A – Ler sobre o efeito estufa - B – Ler sobre a história da música

- A – Redigir um roteiro de cinema B – Trabalhar num filme
- A – Criar desenhos para embalagens - B – Criar ilustrações para imprensa





É hora de começar a descobrir

Descobrir as profissões para as quais você demonstra certa inclinação. Com o resultado da soma dos pontos de cada grupo já obtido anteriormente [ "A" do amarelo + "B" do bege = "pontos"] confira agora o resultado e a resposta do seu teste vocacional.

Gabarito do seu teste vocacional.

0 a 3 pontos interesse pequeno
4 a 6 pontos interesse moderado
7 a 9 pontos interesse grande
10 a 12 pontos interesse muito fort




Grupo I
Queda para o campo das ciências físicas, que abrange profissões como engenharia, física e computação por exemplo.

Grupo II
Mostra interesse pela área de biológicas, ou seja, por medicina, biologia, odontologia e etc.

Grupo III
Tem maior inclinação para a área de humanas, como direito, psicologia, sociologia, economia e administração.

Grupo IV
Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo, letras e etc.

Grupo V
Tem interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro, música, arquitetura e artes plásticas.

É normal que você demonstre interesse por mais de um campo de conhecimento. A combinação de dois ou mais interesses, muitas vezes com pontuação idêntica, não deve confundi-lo. Ao contrário, o cruzamento dos campos pode ser esclarecedor. Se a sua primeira área de interesse é o grupo 1, das ciências físicas, e o grupo 5, das atividades artísticas, os especialistas afirmam que isso pode indicar profissões que associem técnica e arte, como arquitetura. Interesse forte por biológicas combinado à área de humanas pode ser indicativo de uma tendência para o exercício da medicina ou de biologia vinculada à saúde pública.


Algumas razões para considerar essa ou aquela carreira

Lembre-se primeiro dos aspectos de suas necessidades e projetos pessoais como: - Satisfação pessoal - Prestígio - Dinheiro - Fama - Independência -

Antes de escolher o curso que vai fazer, reflita se essa profissão lhe dará....
01 - ter muito prazer
02 - ter muito dinheiro
03 - ter meu próprio negócio ou ficar independente
04 - ficar famoso
05 - ser respeitado por todos
06 - ser solidário ou trabalhar em grupo
07 - trabalhar sozinho
08 - trabalhar pouco
09 - trabalhar à noite
10 - viajar muito ou morar no exterior
11 - conviver com idosos, ou crianças
12 - viver perto da natureza e de animais
13 - aprender sempre, fazer carreira acadêmica
14 - ler muito, pesquisar sempre
15 - ensinar

3 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente achei o teste bem fraco, ou eu não entendi nada sobre as inclinações que podem me nortear para certas profissões.

Anônimo disse...

...................já fiz o comentário necessário...

Anônimo disse...

adorei, acertou na "mosca'