sexta-feira, 4 de julho de 2008

"Este" ou "neste"?

"Este ano, a situação se repete. Dos R$ 8,5 bilhões previstos para as reguladoras, somente R$ 336,8 milhões foram aplicados nos primeiros seis meses, ou seja, 4% da verba total."

O assunto da notícia eram as restrições orçamentárias sofridas pelas agências reguladoras federais. Muito bem. Do ponto de vista gramatical, o que merece o comentário de hoje é o emprego do pronome "este" na expressão "este ano", que encabeça o parágrafo selecionado.

Segundo o texto, a tal situação repete-se em algum momento - e o momento em questão é o ano em que estamos. Emprega-se corretamente o pronome demonstrativo "este", mas falta a preposição ("em") que indica ser a expressão um adjunto adverbial de tempo, não o sujeito da oração.

O ideal, portanto, seria o seguinte: "Neste ano, a situação se repete". Na linguagem informal, de fato, é corriqueira a omissão dessa preposição, mas, do ponto de vista da norma culta do idioma, ela é necessária, pois opera uma distinção importante.

Veja a diferença entre as seguintes frases: "Esta noite será inesquecível" e "Nesta noite, vivemos momentos inesquecíveis".No primeiro caso, "esta noite" é o sujeito da oração, ou seja, é sobre essa expressão que incide o predicado ("será inesquecível").

No segundo, "nesta noite" é a circunstância de tempo (adjunto adverbial) em que se desenrola uma ação (a de "viver momentos inesquecíveis").Uma dica: a expressão que responde à pergunta "quando?" requer a preposição "em"; a que responde às perguntas "quê?" ou "quem?" não.

Fonte: www.educacao.uol.com.br

Nenhum comentário: