sexta-feira, 27 de junho de 2008

Quando a opção é um curso de tecnólogo
Paula Menezes

Qual curso seguir? Se a dúvida já existe na escolha da profissão, ela chega a ser maior quando o assunto é escolher qual o tipo de curso a seguir: bacharelado, licenciatura, técnico ou tecnólogo.
Cursos tecnológicos, que acabaram por sofrer preconceitos no início, hoje se mostram em boa fase. “Muitas instituições ofereciam um curso tecnólogo remendado, ou seja, 'picotavam' o conteúdo dos bacharelados e o ofereciam como tecnólogo”, comenta a gerente de marketing do ETEP Carreiras, Helen Toyama.

O que ocorre hoje é exatamente o contrário. Há uma grande preocupação por parte das instituições de ensino em estruturar e focar o curso nas necessidades do mercado de trabalho. Geralmente em parceria com as empresas, as grades são formuladas e atualizadas.
De acordo com o diretor acadêmico da Faculdade IBTA, Francisco Borges, “estes parceiros – as empresas – se reúnem com a equipe acadêmica pelo menos uma vez por semestre para discutir as evoluções tecnológicas de cada área e a sua aplicação no respectivo curso”.

O que difere o curso de tecnólogo

Os cursos tecnológicos são mais específicos, focados em uma determinada carreira que se pretenda seguir, com duração de 2 a 3 anos. “O tecnólogo tem como objetivo a empregabilidade do aluno e sua atuação em uma área específica de conhecimento para que o aluno atue na função para o qual foi contratado”, complementa Helen.

Por ser mais focado, este tipo de graduação acaba por atrair alunos que já atuam na área, mas que buscam se aprimorar profissionalmente. A respeito disso, Borges comenta que “pesquisas mostram que os alunos dos tecnólogos são em média 2 a 3 anos mais velhos do que os do bacharelado”.

Técnico ou Tecnológico, qual a diferença?

Geralmente as pessoas acabam por associar o curso técnico ao tecnológico, ou mesmo associar o curso tecnológico como voltado para a área de tecnologia. Boato! De acordo com Borges, curso técnico é um curso profissionalizante equivalente apenas ao ensino médio, já os cursos tecnológicos equivalem a uma graduação e permitem futuros caminhos como pós, stricto ou lato sensus.

Dentre os cursos oferecidos, se destacam: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Gestão Financeira, além de Gestão Comercial, Mecatrônica Industrial, Banco de Dados, entre outros.

Concursos públicos

Em alguns concursos públicos ainda encontram-se em seus editais barreiras para tecnólogos. De acordo com o Presidente do Sindicato dos Tecnólogos e também professor da FATEC-SP, Décio Moreira, isso ocorre “às vezes por simples por simples desconhecimento ou mesmo por ação corporativa dos profissionais com formação nas graduações tradicionais”. Moreira completa que o sindicato vêm mantendo contato com os setores de RH para esclarecer e propor a inclusão dos tecnólogos. O que em muitos casos já houve retorno.
Fonte: site www.ig.com.br

Nenhum comentário: