quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mercado de trabalho:

Publicidade

Muita gente pensa que o trabalho criativo das propagandas divulgadas em revistas, televisão e outdoors é a única atividade do profissional de publicidade e propaganda. Estão enganadas. As propagandas que vemos nos meios de comunicação são o resultado final de um amplo trabalho que não envolve só criação.

A função básica do profissional dessa área é vender o produto do seu cliente ou empregador, que pode ser uma mercadoria (indústria e comércio), uma imagem (políticos e artistas) ou idéias (partidos políticos). Para tal, o profissional de publi cidade e propaganda deve realizar um amplo trabalho que passa por diversas fases. Começa com um planejamento junto ao cliente, passando por pesquisas de opinião, definição de público-alvo, definição dos veículos que serão utilizados para divulgação e, por fim, após a análise desses e de outros fatores, chega-se finalmente ao trabalho de criação.

O mercado de trabalho para esse profissional, na atualidade, mostra-se muito promissor. Isso porque o aumento da concorrência e da oferta de produtos no mercado, somadas à grande entrada das multinacionais provocou um certo aquecimento do setor e uma maior solicitação dos serviços do publicitário.

O profissional de publicidade e propaganda pode trabalhar tanto para agências, atuando com diversos clientes e produtos, quanto para empregadores fixos, atuando sempre com um mesmo cliente e produto. No geral, as ofertas de empregos em agências são mais limitadas e, conseqüentemente, as vagas são mais concorridas.

O mercado também se ampliou muito com a revolução da Internet, havendo diversas contratações na área de publicidade on line. Mas essa é uma área que ainda está se estruturando, construindo um estilo próprio, visto que é diferente, tanto em linguagem e recursos, quanto em público, dos meios de comunicação tradicionais. É uma área promissora visto que existem poucos profissionais especializados.

Entre as características pessoais que um publicitário deve Ter, podemos citar: criatividade, capacidade de convencimento, capacidade de pensar e agir sobre pressão, dinamismo, espírito competitivo, habilidade para trabalhar em equipe, ousadia, entre outras.

As matérias iniciais do curso de Publicidade são Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia do Consumidor, Mercadologia, Marketing e Comunicação Comparada.

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