terça-feira, 4 de setembro de 2007

APRIMORAMENTO LINGÜÍSTICO

Muitas das falhas freqüentemente encontradas em textos dissertativos estão relacionadas ao uso de expressões coloquiais, à redundância ou à ausência de organização das idéias. Vejamos alguns exemplos dessas incorreções, que deverão ser evitadas em seus futuros textos:

1. Palavras de introdução embromatória
Se pararmos para pensar, constataremos que as sucessivas agressões ao meio ambiente têm gerado catástrofes,sendo que as mesmas não podem ser evitadas pelo homem.

2. Intromissão (achismos, participação indevida no texto)
Do meu ponto de vista, a base da cidadania é a escola.Eu, particularmente, acho que ...Na minha opinião, ...

3. Prolixidade/ausência de objetividade

4. Freqüência de palavras recorrentes na linguagem coloquial/imprecisão vocabular

5. Lugar-comum ou clichê

6. Gerundismo“O senhor pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo a sua ligação."(Fuvest – 2005)

7. Uso do pronome relativo cujo
Tal pronome indica posse, com o sentido de seu, sua, do(a) qual.
Deve concordar em gênero e número com o termo que o sucede.
Dispensa, portanto, o acompanhamento de artigos ou quaisquer outros pronomes possessivos.
Exemplificando: Em "A revista cujo o artigo foi censurado está fora de circulação", o correto é:

8. Uso do pronome relativo onde
Tal pronome equivale a em que, no qual, nos quais, na qual, nas quais.
Só deve ser empregado quando fizer referência a lugar.
Exemplificando: Em "A felicidade é uma dádiva onde nem todos a alcançam.", o correto é:

9. Pronome relativo regido de preposição
Deve-se atentar à regência do verbo.
Exemplificando: Em "O diagnóstico das matérias que o aluno tem mais dificuldade não deve ser feito só nocomeço do ano, mas sim ao longo da preparação, para que correções possam ser feitas." (Fovest), o correto é:

EXERCÍCIOS
1. Identifique as impropriedades das frases abaixo e reescreva-as corretamente:a) Já deu dez horas e a entrega das medalhas ainda não foram feitas. (Fuvest – 2006 – adaptado) ___________________________________________________________________________________________b) Vislumbra-se possibilidades de os médicos não fazer o tratamento adequado, se não tiver as informações adequadas. (Unesp – 2006 – adaptado)___________________________________________________________________________________________c) A televisão tem de ser vista a nível de um prisma crítico, principalmente as telenovelas, que a audiência é significativa.___________________________________________________________________________________________Temos de procurar saber porque elas prendem tanto os telespectadores. (Fuvest – 2006 – adaptado)___________________________________________________________________________________________d) Com informações à disposição, ainda existe dúvidas sobre sexo para o jovem moderno. (Unifesp – 2006 – adaptado)___________________________________________________________________________________________e) Se há episódios traumáticos em nosso passado, não poderemos avançar a não ser que os encaramos. (Fuvest – 2006 – adaptado)___________________________________________________________________________________________f) Devem ter havido acordos espúrios entre prefeitos e vereadores daqueles municípios. (Fuvest – 2006 – adaptado)___________________________________________________________________________________________g) O mundo atual oferece muitas informações à seus jovens que, para falar em sexo, encontram bastante dúvidas. (Unifesp – 2006 – adaptado)___________________________________________________________________________________________h) Os desejos consumistas vão de encontro aos apelos publicitários.___________________________________________________________________________________________
2. Desfaça a ambigüidade ou duplo sentido das frases abaixo:a) No site você conhece muitas pessoas sem nenhum compromisso. ___________________________________________________________________________________________b) Trouxe o remédio para seu pai que está dentro deste vidrinho.___________________________________________________________________________________________c) As cenas de erotismo podem ser traumatizantes para as crianças, mas só as mais fortes.___________________________________________________________________________________________

GABARITO DO FOLHETO 1
1. a) Já deram dez horas e a entrega das medalhas ainda não foi feita. (Fuvest – 2006 – adaptado)b) Vislumbram-se possibilidades de os médicos não fazerem o tratamento adequado, se não tiverem as informações adequadas. (Unesp – 2006 – adaptado)c) A televisão tem de ser vista sob um prisma crítico, principalmente as telenovelas, cuja audiência é significativa.Temos de procurar saber por que elas prendem tanto os telespectadores. (Fuvest – 2006 – adaptado)d) Com informações à disposição, ainda existem dúvidas sobre sexo para o jovem moderno. (Unifesp – 2006 – adaptado)e) Se há episódios traumáticos em nosso passado, não poderemos avançar a não ser que os encaremos. (Fuvest – 2006 – adaptado)f) Deve ter havido acordos espúrios entre prefeitos e vereadores daqueles Municípios. (Fuvest – 2006 – adaptado)g) O mundo atual oferece muitas informações a seus jovens que, para falar em sexo, encontram bastantes dúvidas. (Unifesp – 2006 – adaptado)h) Os desejos consumistas vão ao encontro dos apelos publicitários.
2. a) No site você conhece, sem nenhum compromisso, muitas pessoas.b) Trouxe, dentro deste vidrinho, o remédio para seu pai.c) As cenas mais fortes de erotismo podem ser traumatizantes para as crianças.

Nenhum comentário: