quinta-feira, 10 de maio de 2007

UERN DIVULGA RELAÇÃO DE LIVROS DO VESTIBULAR 2008

O Ateneu (romance) - Raul Pompéia;
Crônicas 6 - Carlos Eduardo Novaes, José Carlos Oliveira, Lourenço Diaféria e Luis Fernando Veríssimo (Coleção para Gostar de Ler 7) –Viagem - (poesia) - Cecília Meireles;
O Recado do Morro - (novela) Guimarães Rosa (in No Urubuquaquá, no Pinhém,
Dez Cordéis num Cordel Só - (poesia popular) Antônio Francisco (Literatura Potiguar)
Resumo:
VIAGEM – Cecília Meireles

A obra Viagem, juntamente com Vaga Música, inscrevem-se no panorama do Modernismo brasileiro e assinalam sua singularidade primordial. São poemas marcados pelo engrandecimento dos elementos mais simples da existência, os quais adquirem significação simbólica.
A obra, pela capacidade lírica inovadora, retrata uma permanente viagem interior; intimista e introspectiva, sugerindo num tom leve e delicado, temas de solidão, melancolia, fuga pelo sonho, o vazio do existir, saudades e sofrimento. Essas características percorrerão toda sua obra lírica.
Poetisa da fugacidade, da precariedade, da provisoriedade, Cecília Meireles, desde Viagem, marca essa noção capital de fluidez em vários dos elementos da natureza que surgem ao longo de sua poesia, dentro de um fluxo mais amplo que é o do próprio canto.
Utilizando-se de jogos de palavras, metáforas, sinestesias, dentre outras figuras de linguagem, o eu-lírico investiga o processo de criação literária. Tal questão é tematizada em várias poesias, como se verifica no poema Motivo: Eu canto porque o instante existee a minha vida está completa.Não sou alegre nem sou triste:sou poeta.
Viagem é composto por doze poemas, que podem ser interpretados como doze etapas de uma trajetória espiritual, onde vida e poesia se confundem, da mesma maneira que a poeta e a natureza. Formalmente, convivem lado a lado versos de sete e oito sílabas e versos livres.

Nenhum comentário: