quinta-feira, 17 de maio de 2007

TEMAS DE REDAÇÃO

Temas das provas de redação de 2002 - Universidades Federais

UFBA (Universidade Federal da Bahia)

INSTRUÇÕES:
Ø Escreva sua redação com caneta de tinta azul.
Ø Não utilize letra de imprensa. Caso seja essa a forma de sua grafia, destaque as
iniciais maiúsculas.
Ø Será anulada a Redação se for:
– redigida fora do tema;
– apresentada em forma de verso;
– assinada fora do cabeçalho da folha;
– escrita a lápis ou de forma ilegível.

TEMA

Os textos seguintes versam sobre o carnaval da Bahia. Considere-os apenas como um estímulo para escrever sua Redação, não devendo, entretanto, copiá-los.

O carnaval alimenta todos nós, alimenta a nossa arte, alimenta a música, administra os nossos sentimentos mais revoltosos, na medida em que permite que eles existam durante o carnaval, e no resto do tempo nós ficamos dividindo o ano em antes e depois do carnaval, lembrando sempre que esse ciclo vai nos permitir uma recomposição do nosso ser, do refazer das nossas almas, dos nossos espíritos, e nos preparar para que, para o ano, saiamos melhor no carnaval. E o carnaval da Bahia está por demais organizado. (...) Nada é mais brutalmente antidemocrático que o carnaval. O carnaval são todas as contradições sociais vivas disputando, mesmo com tensão, os espaços da cidade, e os mais frágeis sendo empurrados pelos seguranças, pelas cordas, sendo afugentados pelos trios elétricos. É a organização do turismo que transforma o carnaval. Não há mais lugar para um folião nativo.
Gey Espinheira (p. 149)

Os blocos carnavalescos, cuja origem antecede o surgimento do carnaval propriamente dito, representam, hoje, como que um símbolo do que já vem sendo denominado de carnaval–negócio. De simples formas associativas assentadas no rico tecido simbólico–cultural da Cidade de Salvador, quando expressavam identidades coletivas construídas com base em relações de vizinhança, nos locais de moradia, ou de companheirismo, nos locais de trabalho, os blocos ocuparam a liderança do expressivo conjunto de inovações organizacionais e tecnológicas que reconfiguraram o formato e a lógica do carnaval nos últimos vinte anos, transformando-se em organizações fortemente empreendedoras e, em muitos casos, chegando mesmo a alcançar o estatuto de empresas altamente lucrativas.
Paulo Miguez (p. 49)

O carnaval da Bahia é hoje considerado a segunda maior festa campal do mundo [...] Uma festa anual com a duração de uma semana, mobilizando perto de dois milhões de pessoas que, em fluxos agitados, em diferentes períodos do dia e da noite, ao longo de muitas horas se comprimem – ou se espalham – por uma extensão de vinte e cinco quilômetros de avenidas, é, sem dúvida, por sua dimensão, duração e recorrência, um fenômeno social digno de nota... (...).
Ordep Serra (p. 223-4)

O carnaval baiano diferencia-se do carnaval carioca em muitos aspectos formais e mesmo no sentido próprio da festa. (...) Aqui na Bahia, como em Pernambuco, predomina um carnaval participativo. O nosso, da Bahia, é eletrônico; o de Pernambuco, acústico, mais saudosista. Ambos, porém, com o ritmo e a dança espontânea manifestando-se coletivamente, numa tendência ao nivelamento social, aqui na Bahia, infelizmente, ainda longe de ser alcançado.
Por conta dessas privatizações dos blocos de trio, cada vez mais se acentuam as diferenças sociais, apesar de o carnaval em si ser uma manifestação de nivelamento social.
Lia Robatto (p. 135)

A partir das idéias contidas nos fragmentos apresentados, produza um texto dissertativo sobre o tema:

CARNAVAL : UNIDADE / DIVERSIDADE. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS.

UFCE (Universidade Federal do Ceará)

PROPOSTA 1

Leia a notícia abaixo.
Transou fora da lei, paga uma vaca.
“Suazilândia é um pequeno país africano. Tem um rei chamado Mswati II. O seu último decreto é que os homens adultos não podem transar com mulheres adolescentes pelos próximos cinco anos. Quem transgredir vai pagar multa: uma vaca por relação sexual fora da lei. Mais: todas as virgens do país terão de usar um adereço indicando a castidade. E mulheres solteiras que ficarem grávidas também serão multadas. Nesse caso, a multa é um boi. Ele, o rei, poderá escolher anualmente uma nova esposa. Que tem de ser virgem.”
(Isto é, 26.09.2001)

Suponha que você é governante de um país exótico e, assim como o rei da história lida, também criou uma punição para um fato que lhe desagrada.
Para tornar pública sua decisão, produza uma crônica, que deverá ser publicada no Jornal do Reino, na qual apresenta a punição criada e relata o fato que motivou sua iniciativa.

PROPOSTA 2

O avanço tecnológico está possibilitando que haja, entre as pessoas, comunicação das mais diferentes formas. Por isso, os fabricantes estão investindo, constantemente, no aperfeiçoamento de seus produtos e na melhoria de seus serviços. Assim, colocam no mercado equipamentos com modelos e recursos cada vez mais diversificados. Isso faz parecer que as próprias máquinas estão eterna concorrência.
(Veja, 20.06.2001)

Produza um texto em primeira pessoa em que o telefone celular faz sua própria descrição, na tentativa de mostrar sua superioridade em relação ao computador.

PROPOSTA 3

Leia os textos que tratam do Projeto de Lei que proíbe aplicação de tatuagem permanente e de "piercing" em menores de dezoito anos.

“O PROJETO, em tramitação em Brasília, proíbe – mesmo com a autorização dos pais – crianças e adolescentes de até dezoito anos de idade de fazerem tatuagens ou colocarem piercings definitivos, como brincos, argolas, alfinetes ou tachas.”
(Diário do Nordeste, 09.01.2002)

“Projeto de autoria do deputado Neuton Lima (PFL–SP) proíbe aplicação de tatuagens permanentes ou colocação de piercing em menores de idade. A justificativa são as reações alérgicas que os piercings podem provocar na pele. O projeto ainda está em fase inicial de tramitação na Câmara dos Deputados. Foi apresentado em dezembro de 2001.”
(O Povo, 27.01.2002)

“(...) A segurança e a qualidade dos materiais como agulhas, máquinas, tintas ou jóias (é como chamam os piercings) é algo que deve despertar a atenção de quem vai fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, pois casos como reações alérgicas às tintas, hepatite e sífilis, além da AIDS, podem acontecer, considerando as condições em que são feitas.
'A colocação, tanto de tatuagens como piercings, exige perfuração do corpo ou da pele, portanto devem ser feitas com profissionais de boa conduta e com materiais esterilizados, livres de qualquer contaminação', disse o tatuador, que também coloca piercing, Moacir Alves Teixeira Júnior. (...)
'Eu acho isso correto, porque o menor não tem a idéia amadurecida do que é fazer uma tatuagem ou colocar um piercing', disse Júnior sobre a possível aprovação da lei."
(Diário do Nordeste, 09.01.2002)

“Em um dos estúdios mais antigos da cidade, o do tatuador Juan Heros, além da autorização dos pais, o adolescente deverá levar uma cópia autenticada em cartório da identidade do responsável. Segundo Heros, a questão da nova lei foi discutida durante a 5ª Convenção de Tatuagem Internacional, realizada em São Paulo, no ano passado.
(...)
Para Juan Heros, as decisões dos deputados não fazem sentido. 'Para votar, o adolescente de dezesseis anos é considerado maior, mas para decidir fazer uma tatuagem ou um piercing, não. Isso não está certo', declara. 'Quando eles [os deputados] querem usufruir do menor para pedir voto, os menores têm consciência e podem votar. Mas para decidir sobre uma tatuagem, eles não podem. Um voto pode lesar um país inteiro, uma tatuagem, não', destaca.”
(O Povo, 27.01.2002)

Escreva um artigo para ser publicado em um jornal, na seção Opinião, posicio­nando-se a respeito desse Projeto de Lei.

UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Ø Na segunda parte de Senhora, de José de Alencar, o narrador faz a seguinte descrição dos valores morais de Fernando Seixas:
Para o leão fluminense, mentir a uma senhora, insinuar-lhe uma esperança de casamento, trair um amigo, seduzir-lhe a mulher, eram passes de um jogo social, permitidos pelo código da vida elegante. A moral inventada para uso dos colégios nada tinha que ver com as distrações da gente do tom.
Faltar porém à palavra dada; retirar sem motivo uma promessa formal de casamento era, no conceito de Seixas, ato que desairava um cavalheiro.
Em um texto de no máximo 10 linhas, demonstre que a descrição acima oferece elementos para entender o fato de Seixas deixar-se comprar por Aurélia, ao mesmo tempo que revela os valores que lhe permitirão resgatar sua própria honra e o amor de Aurélia.

Ø Num encarte especial sobre o analfabetismo, a Folha de S. Paulo (27/03/2001) publicou uma entrevista com o geógrafo Milton Santos, de onde foi extraído o trecho abaixo.

Folha: A diminuição do analfabetismo entre negros, principalmente nos centros urbanos, pode reduzir a diferença de oportunidades entre eles e os brancos?
Santos: Existem duas questões: primeiro é a da estatística. A outra é: o que é que eu faço com a minha alfabetização? Essa questão é que é importante. Hoje, a educação mínima não é apenas a alfabetização, você precisa ter um índice mais elevado de educação para melhorar. A alfabetização custa barato, custa pouco tempo. Rapidamente, as condições de alfabetização são mais universais. Sobre a pergunta, acho que sim. Mas como o Brasil quer retardar a distribuição de renda, há um esforço para deixar os pobres como pobres. Aí tem esse discurso de glorificação. Não é pela educação sozinha que se vai a algum lugar. Isso é uma balela. Se você compara o Brasil que eu estudei com o atual, dá para ter mais negros na faculdade. Mas para qual faculdade eles irão? E, depois que forem, quantos deles ficarão nos empregos? Muito poucos. E, se ele obtém o emprego, qual será o salário? Acho que essas são as questões. Eu não resolvo isso com a educação.
(Texto adaptado)

Relate, em discurso indireto, seguindo as normas da língua padrão escrita, o conteúdo da pergunta e da resposta, utilizando o máximo de 10 linhas.

Ø O texto abaixo é a síntese de notícias publicadas na Folha de S. Paulo, em 17/07/2001, e na Veja, em 25/07/2001.

Morte de fumante ajuda economia, diz Philip Morris
A Philip Morris, gigante americana da indústria do tabaco, divulgou em 16/07/2001, no jornal econômico The Wall Street Journal, um relatório no qual ressalta os benefícios econômicos do cigarro para as finanças públicas da República Tcheca. O relatório aponta o impacto positivo do tabagismo nas finanças do país, incluindo a economia de gastos na área da saúde em virtude da mortalidade precoce e os ganhos obtidos pela arrecadação de impostos. A morte precoce de fumantes na República Tcheca, segundo o relatório, ajudou o governo a economizar em gastos na área da saúde, em cuidados geriátricos, no sistema de pensão e previdenciário.
Em um texto de até 10 linhas, faça uma crítica aos argumentos usados pela Philip Morris no relatório.

UFRN (Universidade do Rio Grande do Norte)

Há opiniões diferentes quanto à aplicação de castigos físicos a crianças, o que se pode observar tanto no texto Palmada fora-da-lei, de Cacilda Paranhos, como nos depoimentos e na enquete que seguem.
Produza um texto argumentativo, a ser supostamente publicado como artigo de opinião no jornal de uma escola de ensino médio. Desenvolva seu texto defendendo um ponto de vista sobre o seguinte questionamento: os pais devem castigar fisicamente os filhos? Dê um título adequado a seu artigo.

CUIDADO! Não assine o texto, sob pena de sua prova ser anulada.

Nenhum comentário: