Dicas de Redação
As provas de redação têm maior peso na maioria dos vestibulares.
Leia com atenção o tema proposto.
Não corra o risco de receber uma nota baixa por ter se afastado do tema.
Planejar ajuda a desenvolver o raciocínio. Defina sua idéia central, seu objetivo, estabeleça uma linha de argumentação e uma conclusão.
Evite usar letra de forma, que dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia - legível e sem floreios - e limpeza são fundamentais. Não se esqueça dos pingos nos "i": não vale usar bolinhas no lugar deles.
Não comece com períodos longos, exponha logo suas idéias. Não use expressões como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", que mostram dúvidas em seus argumentos.
Seja claro: evite usar palavras difíceis que possam prejudicar a compreensão de seu texto. Tenha em mente que sua redação deve se destacar pela unidade, clareza, coerência e concisão.
Seja simples: não use palavras de cuja grafia você não tenha certeza. Em dissertações, não use gírias - elas não fazem parte da norma culta da Língua Portuguesa.
Deu branco ... o que fazer?
Tenha calma e não se desespere nem se assuste.
Releia o que se pede e delimite o tema para desenvolver o assunto (Merece uma dissertação genérica ou específica, ou seja, vamos partir do geral ou do específico?).
Selecione a melhor idéia para fazer a frase-núcleo.
Verifique se o tema pode delimitar o assunto.
Vamos fixar o objetivo (para que, com que finalidade, qual a dimensão, em que ambiente, como vou formar a lógica do pensamento escrito?).
Selecionar a linha de pensamento, dentro dos limites, para facilitar a coerência.
Reler os parágrafos venhdo se a formulação e a tradução das idéias periféricas como argumentação da proposta central e da finalização do texto estão distribuídas adequadamente.
Formar a conclusão com consciência de que todas as idéias estão amarradas e que não existe nenhum pensamento solto na redação.
Verificar as características de organização, unidade, coerência, clareza e concisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário