sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dicas da Prof.º Ieda Silva

Técnicas para melhorar a memorização

Antes de "rachar" a cabeça, saiba como você pode melhorar a memorização e evitar o famoso "deu branco".
Ø Existem muitas técnicas mentais. Uma forma de estimular a memória é utilizar ao máximo a sua capacidade mental, aprendendo novas habilidades com as quais não teria nada em comum com o seu estilo de vida.
Ø É impossível prestar atenção no estudo se você estiver tenso ou nervoso. É importante relaxar. Uma dica: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando o ar lentamente.
Ø Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.
Ø A água ajuda a manter bem o funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória. A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.
Ø É fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Narração, Descrição e Dissertação.

Narração: Desenvolvimento de ações. Tempo em andamento.
Descrição: Retrato através de palavras. Tempo estático.
Dissertação: Desenvolvimento de idéias. Temporais/atemporais.

“Qualquer um de nós, senhor de um assunto, é, em princípio, capaz de escrever sobre ele.Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem.” (J. Mattoso Câmara)

Nenhum comentário: